Thursday, February 19, 2009

Estudando a higiene bucal

Clique para ampliar e imprimir






Passa passa


Idéia fantástica que encontrei no blog da Mari , uma brincadeira divertida que trabalha as cores, combinações, agilidade...

Meia e Tênis


Coelhinhos da Páscoa

Coelhinhos fofos para a páscoa!
retirados do site da artesã Lu Gastal.
Cada idéia mais linda do que a aoutra no seu flick.
Já im,aginou, presentear a garotada com esses ovinhos cheios de diskettis??

Caixa organizadora

Achei essa idéia muito legal e criativa!
Caixa organizadora!
E o melhor, pode ser feita toda em material reciclado...caixas, garrafas pet.
Adorei e estou postando para vcs!


Palhaçinho de balas

Não lembro onde encontrei esses palhaçinhos, mas achei fofos.
Simples e de efeito para a criançada!!


Coelhinha


Monday, February 16, 2009

Prendedor


Para colar na agenda


Para o carnaval


Aviãozinho de sucata e papel


Abelhinha


Estimilando a criatividade


Cartela com Alfabeto

Clique para ampliar e imprimir






Brinquedo de sucata

Posted by Picasa

Mural divertido!!

Não me lembro nem onde encontrei esse mural, estava aqui guardados em meus arquivos.
Acho a idéia fantástica, pois é um mural bem criativo, foge daqueles tradicionais papeis colados, não é?
Pode ser preso por um cano de pvc, ou até mesmo por um cabo de vassoura pintado.
E o tecido, para baratear, pode ser até mesmo tnt, onde as crianças fazem um desenho a mão livre, bem bonito, e decoram a sala.
Achei muito fofo!
Espero que gostem!

Sunday, February 15, 2009

Vivo divulga balanço surpreende

Vivo divulga balanço surpreende
Paraná-Online (Assinatura) - Curitiba,PR,Brazil
A Vivo Participações divulgou ontem um balanço surpreendente. Apesar da crise internacional que assola a maior parte dos setores da economia, ...

leia mais

Saturday, February 14, 2009

Pode ou não pode?

Clique para ampliar

Para ler para os alunos



–Pai, como é que a gente conta estrelas do céu?, perguntou Lelê. O pai, baixando o jornal, foi logo fazendo pose de explicação.

– Bem, existem equipamentos especiais para isso. Eles tiram fotos do céu e fazem medições. E tem o Hubble, que é o bambambã dos telescópios! Mas só os cientistas podem usá-lo. Então, cada um conta com o que tem à mão.

– Ah!, disse Lelê com admiração, mesmo sem ter entendido muito bem (ele ainda estava no segundo ano).

A mãe o chamou na cozinha para um lanche. Ele se sentou à mesa pensando ainda no que o pai tinha dito. Decidiu perguntar para ela também.

– Isso seu pai deve saber. Por que não pergunta para ele?

– Já perguntei. Ele falou várias coisas, mas não entendi direito: o que cada um tem nas mãos e...

– Ora, nas mãos a gente tem dedos! Por que você não conta nos dedos?, disse a mãe, que era bem mais esperta que o pai nos assuntos práticos.

– Hum..., pensou Lelê. Assim eu sei! E foi logo devorando o sanduíche.

Uns minutinhos depois, Lelê já estava no quintal. Olhava para o alto, bem fundo no céu de estrelas. Para começar, mirou a mais brilhante e passou a contar em voz alta: Um... Dois... Três..., recolhendo um dedo de cada vez. Chegou até dez. Olhou para as mãos, olhou para o céu.

Suspirou. O problema é que ele tinha só dez dedos, e o céu tinha muito mais estrelas. Desanimado, sentou-se na varanda, apoiando o queixo nas mãos.

Sua avó, que sempre observava tudo bem quietinha, foi lá falar com ele.

– O que foi, filho?

– Nada...

– Hum. Sabe, eu conheço um jeito de fazer caber todas as estrelas na mão, de uma só vez.

Lelê olhou desconfi ado, mas fi cou atento, esperando o resto da história.

– Está vendo as estrelas lá em cima? São tão pequenininhas, não é mesmo? Pois então. Basta você olhar bem para elas, como se fossem grãozinhos de areia. Daí você passa a mão, assim, por todo o céu, como se estivesse varrendo, e fecha de uma vez no fi nal! Depois, chacoalha bem e põe em cima do coração, pegando emprestado um pouco da luz delas.

Ela deu então uma piscadela e foi se levantando para entrar em casa.

Lelê percebeu uma emoção estranha no peito, sentiu uma saudade imensa da avó, queria que ela morasse com ele para sempre.

Desde então, sempre que tinha vontade, Lelê contava todas as estrelas do céu. E num punhado só.


André De Martini
Autor deste conto, é psicanalista, professor da Faculdade Horizontes, em São Paulo, SP, e criador do blog Fábulas de Dieter Mandarin (
dietermandarin.blogspot.com).

Thursday, February 12, 2009

mais prendedores!!!

Posted by Picasa

Prendedor menininha

Idéia para presentear os alunos
Achei muito fofo!
Um prendedor para o varalzinho de atividades!

Posted by Picasa

Calendários

Encontrei esses calendários fofos no blog da Mari, e resolvi postar.
Fica lindo para fazer em EVA.
É só clicar e imprimir para pegar o molde!






Pesquisa: Minha família

Clique para ampliar e imprimir!

Bichinhos de rolo de papel




Posted by Picasa

Capas de cadernos









Colando bolinhas de papel

Para a galerinha da ed. Infantil.
Colar bolinhas de papel

Tb do flick da Karen Grace

Para aulinhas de religião

É só clicar para ampliar!


Encontrei no Flick de Karen Grace

Saturday, February 7, 2009

Chamadinha


Fonte: Greice's Site

Sugestões de Dinâmicas para o 1o dia de aula:


1) ÁRVORE DOS SONHOS

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

2) DA CONFUSÃO À ORDEM

Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.

O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

3) O LAGO DE LEITE


(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.


Fonte: Ferramenta Pedagogica