Tuesday, March 9, 2010

Desvantagens da Genética


Oi galera!! \õ/ Tudo bom?

Enfim, oi. Bom, vou postar um trabalho aqui, que não é de português e fala sobre as desvantagens do avanço genético para a humanidade. É interessante, leiam que vocês vão gostar.

Falo o básico e depois começo:

Desde seu surgimento até os dias atuais a ciência genética desencadeou uma das maiores e mais surpreendentes revoluções vistas em qualquer área do conhecimento humano. De simples testes de DNA até clonagens de seres vivos essa nova descoberta abriu caminhos para diversas possibilidades no ramo cientifico. Mas, mesmo sendo tão surpreendente a ciência genética também tem suas desvantagens.

Aí vai:


"Desde seu surgimento, com a descoberta da estrutura do DNA, em 1953, por Francis Crick e James Watson, a genética fascina e surpreende o homem com suas fantásticas possibilidades, mas deve-se também analisar as suas desvantagens para a humanidade.

O genoma de um ser vivo é algo muito complexo e a manipulação genética pode gerar efeitos indesejados, como a produção de toxinas em um alimento ou o cruzamento de uma espécie geneticamente alterada com espécies selvagens, que poderia resultar, por exemplo, em uma planta daninha altamente resistente ao herbicida que deveria matá-la.

Quando fazemos modificações genéticas, alteramos as características dos animais e das plantas, retirando genes de uma planta ou animal ou retirando as características indesejáveis.


Ás vezes essas modificações genéticas são altamente perigosas, por exemplo, a clonagem de seres vivos.

Em fevereiro de 1997, cientistas escoceses surpreenderam o mundo ao anunciar o nascimento da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de células de um animal adulto.

No caso da ovelha Dolly, a clonagem foi realizada com sucesso, mas talvez, não fosse assim tão perfeito. Talvez a ovelha Dolly nascesse com mutações, como por exemplo, ela poderia ser bem mais resistente a doenças, ou, poderia ser bem mais frágil a obter doenças.

Em meio a todas as pesquisas sobre a clonagem animal, os cientistas não só testaram com ovelhas, mas também com dezenas de outros animais e até animais domésticos. Mas persistiam as duvidas mais importantes: Seria possível clonar seres humanos? As mulheres poderão ter filhos sem a participação dos homens? Será possível melhorar seres humanos e animais geneticamente? Ainda não se sabe a resposta.


Outro exemplo de avanços científicos são os alimentos transgênicos. Ainda não se conhece os riscos envolvidos da modificação genética de alimentos. As pessoas poderão adoecer ou ficar estéreis. Os transgênicos também estão presentes nas indústrias farmacêuticas e químicas e na engenharia de novos materiais. Mais de 400 produtos de uso médico têm na fórmula organismos geneticamente modificados. Por enquanto, ainda é proibido o consumo de alimentos transgênicos no Brasil.

A Dr. Eliane de Azevedo cita: “Os genes não são determinantes das características, mas apenas as predispõem. Isso é mais evidente na espécie humana, em que muitas das características dos indivíduos são formadas no processo de vivência, nas relações humanas, na educação, na cultura, etc. Existem ainda genes que se ligam e se desligam à medida que ocorrem mudanças no ambiente. Para se produzir um ser humano idêntico, seria necessário que, além da clonagem, este fosse criado, a vida inteira, em circunstâncias ambientais idênticas ao de seu doador, o que é absolutamente impossível.”
Reconhecemos que a clonagem humana é algo repudiável, além de ser impossível. Mas, há a pergunta que não quer calar: Se a ciência foi capaz de tantas coisas com a sua evolução, por que, nos anos que virão, a clonagem humana não seria possível?
O futuro responderá."

Lelgal né? Haha' \õ/ A ciência é tudo pra nós, mas às vezes passa dos limites...

Bom, beijos gente, vou estudar e fazer tarefa, chega de genes por hoje. Haha' \õ/

Alanna Marques,
A.m <- Oo \ô/

No comments:

Post a Comment