Encontrei este projeto na net e achei maravilhoso, está bem detalhado é só adaptar.
PROJETO BRINCANDO COM FOLCLORE
1- ApresentaçãoEMEI Profª. Eunice Lima Silveira
Turmas: Creche e Pré-Escola
Período: Manhã e Tarde
Ano: 2004
Duração: 15 dias
.
Turmas: Creche e Pré-Escola
Período: Manhã e Tarde
Ano: 2004
Duração: 15 dias
.
2 - Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão passando por umatransição em relação ao seu comportamento, pois estão começando amesclar um comportamento anteriormente apenas formado por
reflexos
(proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a
linguagem
. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, defantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeirasde faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importânciade se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grandequebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: asdanças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, ascantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formamesse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogomais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora doespaço pré-escolar.3.
Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de umambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.4. Conteúdosa)
Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folcloreatravés de experiências vivenciadas por elas. b)
Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentosda cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.c)
Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas deviver de diferentes grupos e pessoas.
5. Áreas
a)Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro,autonomia, iniciativa. b)
a)Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro,autonomia, iniciativa. b)
Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda,travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textosinformativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentesformas de cantar, brincar e contar histórias.
d)Movimento: dança, brincadeiras.
e)Música: cantigas
.f)Arte: dramatização de lendas.
g)Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas
6. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos,cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
7.Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
8. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando como Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentesformas de cantar, brincar e contar histórias.
d)Movimento: dança, brincadeiras.
e)Música: cantigas
.f)Arte: dramatização de lendas.
g)Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas
6. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos,cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
7.Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
8. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando como Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
No comments:
Post a Comment