A Literatura na educação Infantil
Leitura é um momento mágico, onde expressamos nossos sonhos, desejos e damos asas ao nosso imaginário, cada mundo que criamos é uma porta que abrimos para o desenvolvimento da leitura e escrita. Mas como incentivar a leitura nas crianças que ainda não conhecem se quer as letras do alfabeto?
Vamos entender...
A criança na educação infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, que é um período pré operatório para a fase de leitura. Nessa fase as crianças aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e também o desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com as imagens.
Nessa fase os interesses da criança estão na contação de histórias mais curtas, onde se interessam mais por livros com muitas imagens e pouca escrita, onde se permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal.
As crianças se interessam também por histórias mais longas, aquelas contadas por adultos, que tratam do cotidiano infantil, o papel do professor nessa fase importantíssimo, por isso que devemos ter muito cuidado em saber selecionar as histórias ideais para as crianças, histórias que tenham conteúdo educativo, que façam parte também do seu dia a dia.
Mas, não só o desenvolvimento da leitura deve ser desenvolvido professor como também os pais deve ser peça chave para o auxilio do desenvolvimento da criança.
Pensando nisso, procurei desenvolver um projeto de leitura para todo o ano letivo, onde a participação dos pais nas atividades de casa e na escola serão parte integrante para a execução do projeto de leitura.
Autora: Andreza Santos Florencio de Melo Menezes
Projeto de Incentivo Leitura: Era uma vez...
Autora: Andreza Menezes
Para crianças de ainda não alfabetizadas ou não letradas.
Duração: Todo o ano letivo
Objetivo Geral:
- Desenvolver a leitura para crianças ainda não alfabetizadas;
Objetivos Específicos:
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio meio e fim;
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade;
- Aplicar atividades para casa, onde os pais terão que auxiliar as crianças no desenvolvimento de suas atividades;
Plano de ação:
- Nosso Livro de desenhos de Histórias: O professor ficará responsável por confeccionar uma caderno de desenhos onde a cada dia o professor dará a uma criança para levar para casa sempre a mesma história, esse caderno ficará fazendo rodízio nas casas das crianças e os pais terão que contar a história aos seus filhos e depois os filhos terão que desenhar numa página do caderno
- A Hora do Conto: Uma vez por mês os professores terão que escolher um tema para montagem e apresentação de teatro para as crianças;
- Uma vez por mês os pais terão que participar do momento de leitura com as crianças, eles mesmos poderão escolher o tema e um livro para ler e desenvolver atividades com elas com o auxilio e acompanhamento do professor. (O bom mesmo é que o pai dê essa aula numa sala que seja diferente da sala do seu filho, pois muitas vezes eles ficam enciumados e não permite aos pais a execução do seu plano de aula, mas isso fica a critério dos professores);
Avaliação
No processo avaliativo todas as observações são válidos perante o desenvolvimento da criança, dependendo da situação o professor poderá desenvolver atividades que estimule determinadas habilidades que necessitarão ser trabalhados durante a execução desse projeto.
O processo avaliativo da criança é continuado, observe os seguintes pontos:
Ela participa das atividades de leitura?
Está desenvolvendo suas habilidades motoras, se seus desenhos estão evoluindo?
Presta atenção nas histórias e argumenta suas dúvidas?
É questionadora?
Seu comportamento perante as histórias é de entusiasmo?
Dicas
- É sempre bom trabalhar com massinha de modelar, após contar uma história dê a crianças um momento de lazer para representarem os personagens nas massinhas;
- Após o conto que tal uma roda de conversar com a criança sobre a história, peça que ela contem a sua verão, vai sair cada história! Esse momento proporciona segurança aos alunos;
- Inove sempre, traga objetos, coisas novas para sala de aula. Leve insetos, passarinho e tudo mais que você achar interessante, trabalhe o tema, elas adoram novidades;
- Evite passas filmes longos;
- Evite histórias complexas que sejam tristes, pode frustrar a criança e deixá-la com medo de determinadas situações;
No comments:
Post a Comment