- Bullying -
- O que é Bullying?
Bullying é uma palavra inglesa que vem de bully que significa “valentão”. Pesquisas feitas apontaram que a prática do bullying é existente não só em ambientes escolares mais também no trabalho, faculdades, na vizinhança e até mesmo na Internet com a finalidade de humilhar, rebaixar e maltratar outro indivíduo.
Basicamente, o bullying pode ser definido como qualquer agressão ou ameaça, física ou psicológica, acontecida repetidas vezes com outra pessoa de forma intencional sem um motivo aparente.
- o que caracteriza?
O bullying se divide em dois tipos: bullying direto e bullying indireto. O bullying direito é basicamento a agressão física ou psicológica ocorrida diretamente com a vítima, esse tipo de bullying é mais comum entre os meninos. Já o bullying indireto é caracterizado por forçar a vítima ao isolamento social, espalhando comentários maldosos, criticando os gostos, incapacidades, etnia, religião e outras características da vítima, não socializar com a vítima, etc., esse tipo de bullying é mais comum entre as meninas.
- Quem são as vítimas?
A vítima do bullying normalmente tem características que o torne mais frágil, como por exemplo, ser mais gordo ou magro, usar óculos, gaguejar, ter algum tipo de deficiência e até mesmo pode não existir nada que o faça ser rejeitado pelos colegas mais mesmo assim os agressores não os poupam. As crianças agredidas quase nunca reagem e é por esse motivo que a agressão torna-se repetitiva.
- Quem são os agressores?
Aquele que agride é chamado de bullie e tem geralmente uma personalidade forte, autoritária e cruel. Muitas pessoas consideram os praticantes do bullying crianças descontroladas ou marginais, mas na maioria das vezes o bullying não é uma iniciativa da criança mais sim dos pais ou do ambiente familiar na qual ela vive, às vezes são os próprios pais ou até mesmo os vizinhos e amigos que fazem as crianças viverem no meio de brigas, violências verbais e até mesmo físicas, assim dizemos, que o bullying se inicia na própria casa.
- Quais são as consequências?
Essas agressões podem acarretar vários problemas para as vítimas como a perda da auto-estima, depressão, ansiedade, estresse, dores, problemas de relacionamento, fobias, e podem criar doenças diversas.
- O que é cyberbullying?
O bullying praticado na internet é chamado de cyberbullying. Ele é caracterizado pela humilhação e agressão psicológica com professores, colegas de trabalho, colegas de classe, vizinhos e etc. No mundo virtual, é muito mais fácil agredir alguém, pois o agressor não precisa tornar exposta a sua identidade, comprometendo a si e a sua família. Esse massacre virtual serve para mostrar que a internet é uma arma nas mãos de certas pessoas e que não usada corretamente pode acarretar problemas tanto para a vítima como para o próprio agressor.
Bom, foi isso que a professora pediu mais vou acrescentar um pouquinho mais que eu achei enquanto fazia a pesquisa e achei bom colocar.
- Como combater?
A vários modos de combater o bullying na escola, o primeiro passo para o fim dessa prática é conscientizar os alunos que o bullying é uma coisa séria e que o uso deste tipo de violência para o alcance de seus objetivos é um ato hediondo, desprezível e cruel que pode levar o agressor para trás das grades. Os meios de conscientização são diversos, os educadores podem promover palestras, trabalhos, divulgações de casos, o próprio uso da Internet, peças teatrais, e outros recursos para ensiná-los a como se defender e a não praticar o bullying. O segundo passo é que a escola fique atenta para o comportamento da criança e que a qualquer suspeita de bullying avisar imediatamente aos pais, pois outra criança pode estar sendo agredida e ninguém saiba. O terceiro passo é conscientizar os alunos de que se eles estão sofrendo qualquer tipo de agressão, não necessariamente o bullying, deve ser avisado aos professores para que a escola tome as devidas providências. Muitas vezes, aqueles que são agredidos são frágeis psicologicamente e normalmente não tem coragem de falar, pois estão sendo ameaçados e sentem medo do que os seus atos precipitados podem fazer, assim, deve ser aconselhado para aquele aluno contar a alguém de sua confiança para que aquele amigo relate os acontecimentos ao colégio, ou que ele use outros meios de comunicar a escola, mas que nunca guarde esse segredo para si mesmo se não a agressão vai estar sempre acontecendo.
Se todos esses meios de combate forem utilizados a certeza de que o bullying será derrotado é muito maior. Se todos se conscientizarem da gravidade desse ato talvez a parcela de crianças com problemas psicológicos diminua. Que o ambiente escolar, de trabalho, ou de residência vai se tornar um local agradável e acolhedor, na qual todos terão prazer de estar presentes. E que a relação social entre todas as pessoas melhorará bem mais.
Alanna Marques,
A.M <- Oo \ô
No comments:
Post a Comment