Iracema em Cena de Walcyr Carrasco é baseado na história de José de Alencar, Iracema. São Paulo, 2008. 120 páginas, Editora Ática.
O livro conta a história de Adamo, um balconista de uma loja de roupas que sonha em ser escritor de novelas. Mas infelizmente ele é apenas um adolescente indeciso que acabar de terminar o ensino médio.
A grande oportunidade de Adamo surge quando um famosos apresentador de TV vai a loja que ele trabalha e Adamo conta a sua ideia sobre adaptar a história Iracema, de José de Alencar, para a televisão.
Durante a produção da minissérie Adamo conhece Joana, a atriz-modelo que interpretará a índia Iracema na adaptação para a TV, pela qual se apaixona perdidamente. Assim, os dois começam a viver esse amor intensamente, mas, quando a mãe de Joana percebe as intenções de Adamo com a sua filha, torna-se um cão de guarda, impedindo o amor dos dois.
Mas será que mesmo com tantas dificuldades eles vão poder ficar juntos?
Em minha opinião Walcyr Carrasco procurou adaptar a obra de Iracema para um conto juvenil que despertasse o interesse dos adolescentes.
Gostei o modo como o autor retirava trechos do livro Iracema e colocava no livro adaptado, fazendo com que os leitores tenham uma idéia melhor de como é a história. Percebi que Adamo escrevia a história de Iracema baseado na sua própria história de vida. Assim, o romance ficava mais real.
Também percebi que o autor procurou alertar aos leitores a realidade do povo indígena de hoje em dia. Como os índios são desvalorizados e excluídos. E também como seu modo de vida é precário.
Concluo que Iracema em Cena é um conto juvenil que fascina a todos os públicos de todas as idades. E recomendo a todos que queiram ler.
Laís Rodrigues,
L.R.(: õ/
No comments:
Post a Comment