Sunday, September 12, 2010

Projeto Eleições


ESTE PROJETO FOI RECEBIDO POR EMAIL , SUA AUTORA É MARIA SILVA

Projeto eleições

Justificativa:
       Estamos em ano de eleições. Será que você  sabe o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores?
       Desde cedo devemos nos preocupar com os problemas do nosso país, do nosso estado, do nosso município e do nosso bairro.
       Que tal organizarmos ema eleição para entendermos a importância do processo de eleições? Conhecermos as propostas dos candidatos a prefeito e vereadores deste município?
       O voto, desde modo se faz instrumento de transformação social, onde os eleitos estarão nos representando. Devemos cobrar deles atitudes honestas que beneficiam a toda sociedade.
        Você irá aprender sobre a importância do voto e também, escolher um candidato para representar nossos interesses.
        Vamos participar?

Objetivos:
  • Desenvolver a cidadania;
  • Compreender seus direitos e obrigações;
  • Compreender características fundamentais das eleições, constituindo a noção de identidade nacional;
  • Questionar a realidade;
  • Construir o conceito de democracia, eleição, voto, título de eleitor;
  • Identificar os candidatos, seus partidos políticos e siglas.

Metodologia;
  • Pesquisar e explicar o processo de eleição no Brasil;
  • Analisar propagandas e programas eleitorais;
  • Desenvolver um processo de eleição em sala de aula.

Atividades:
Cada grupo de alunos deverá:
  • Escolher um dos candidatos à prefeito para estudar;
  • Pesquisar quem é esse político e o que ele pretende fazer  (uma proposta de governo com sugestões e      medidas que poderão ser tomadas para minimizar problemas do município;
  • Descobrir qual o slogan da campanha;
  • Detalhar as prioridades do sue governa (saúde, educação, meio ambiente);
  • Justificar por que devem votar no seu candidato;
  • Conhecer as funções dos prefeitos e vereadores;
  • Organizar debates com os alunos, onde cada candidato terá oportunidade de esclarecer suas propostas;
  • Confeccionar título de eleitor;
  • Promover um concurso de charges sobre as eleições;
  • Organizar o dia da eleição (mesário, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
  • Apurar os votos dos candidatos;
  • Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse do prefeito eleito.

O que pode ser trabalhado com este projeto:
  • Língua portuguesa – leitura e escrita informal; elaboração de discurso; produção de textos;
  • Artes – confecção de cartazes, faixas para a campanha, urna, botons, cédula eleitoral, título de eleitor;
  •  Historia – historia das eleições, estudo dos três poderes;
  •  Ciências – poluição sonora e visual;
  •  Geografia – trânsito, meios de comunicação;
  •  Matemática – números dos candidatos, de eleitores e de vagas; horário dos programas eleitorais; data e horário das eleições.


  • Promover um concurso de charges sobre as eleições;
  • Organizar o dia da eleição (mesário, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna);
  • Apurar os votos dos candidatos;
  • Divulgar a apuração e realizar uma cerimônia de posse do prefeito eleito.

O que pode ser trabalhado com este projeto:
  • Língua portuguesa – leitura e escrita informal; elaboração de discurso; produção de textos;
  • Artes – confecção de cartazes, faixas para a campanha, urna, botons, cédula eleitoral, título de eleitor;
  •  Historia – historia das eleições, estudo dos três poderes;
  •  Ciências – poluição sonora e visual;
  •  Geografia – trânsito, meios de comunicação;
  •  Matemática – números dos candidatos, de eleitores e de vagas; horário dos programas eleitorais; data e horário das eleições.

No comments:

Post a Comment