Thursday, March 24, 2011

Órfãos de Haximu



Órfãos de Haximu é um livro que conta a história de Daniel e Nape, irmãos gêmeos que nasceram do meio da Floresta Amazônica na tribo dos Yanomami. Sabendo que seu filho ia ser morto devido a prática do infanticídio, seu pai luta pela sua sobrevivência e para isso, foge da tribo deixando a mulher de seus filhos e sua filha ainda bebê. Criado até os 21 anos na Inglaterra, Daniel não aguenta mais ver ser pai escondendo seu passado e corre atrás de sua infância como índio e acaba voltando ao Brasil para honrar suas origens.
O livro é muito interessante pois trata de assunto muitas vezes esquecido: a cultura indígena e seus problemas sociais. É fato que hoje no Brasil os índios são um grupo social excluído que não têm apoio e nem direitos de ter sua própria terra. A globalização e o desenvolvimento econômico têm levado as pessoas a degradar uma cultura rica e bela da história brasileira. Gerando conflitos muitas vezes terminados em morte. E desta forma, degradando a própria identidade original do Brasil.
Pensando assim, é preciso que as pessoas se conscientizem de que  os índios não querem brigas, mas sim, poder usufruir de suas matas e rios sem prejudicar a natureza ou a vida de outros grupos sociais.
Não temos o direito de tratar indígenas como animais, afinal, índio não é bicho, é gente. Assim como eu e você.


Alanna Marques.

No comments:

Post a Comment