Sunday, April 11, 2010

Haiti - Nós Somos o Mundo

Começo o post de hoje falando um pouco sobre um assunto polêmico que têm gerado diversas mudanças no mundo: o desastre do Haiti.

Eu mesma, quando vejo essas reportagens sobre o assunto na televisão, jornais, revistas, ainda me surpreendo por que, por mais que o país esteja na maior miséria do mundo o haitianos ainda não perdem a esperança de ver o seu país erguido, firme e forte. E pra mim, é isso que coloca a população pra frente, que faz com que haitianos às vezes desconhecidos ajudem um ao outro. O amor está movendo a população, a ideia de esperança e superação é que está erguendo o país.

O Haiti é um país localizado na América Central, sua extensão territorial é de 27.750 quilômetros quadrados, totaliza em seu território mais de 10 milhões de habitantes. Antiga colônia francesa, o país é a primeira república negra do mundo, sendo fundada em 1804 por antigos escravos.

Marcada por uma série de governos ditatoriais e golpes de estado, a população haitiana presencia uma guerra civil e muitos problemas socioeconômicos. O Haiti é o país economicamente mais pobre da América, seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,532; aproximadamente 60% da população é subnutrida e mais da metade vive com menos de 1 dólar por dia.

Além de todos esses fatores, o país passou por outra tragédia, dessa vez de ordem natural. No dia 12 de janeiro de 2010, um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter atingiu o país, provocando uma série de feridos, desabrigados e mortes. Para vocês terem um ideia cerca de 230 mil pessoas morreram no acidente e mais de 300 mil ficaram feridas. O terremoto ultrapassa algumas estimativas do número de mortes no tsunami que atingiu o sudeste asiático em dezembro de 2004.

Mas é claro que quando alguém está em tremendo desespero não há ninguém que ouse negar ajuda, assim, vários países têm doado comida, médicamentos, máquinas hospitalares, ajuda financeira e é claro, força militar. Mas, a água potável, alimentação e remédios não são suficientes para suprir as necessidades da população. Com esse cenário, uma onda de saques ocorreu no país, além de confrontos pela aquisição de alimentos.

Há várias ONGS espalhadas pelo mundo, projetos de ajuda, e pessoas que se oferecem para ir lá, ajudar. 

Um exemplo de projeto, daqui do Brasil mesmo é o || Brasil-Haiti || um novo olhar sobre um novo Haiti. Eu fui lá no site, li um pouco sobre o projeto, o que eles querem e pretendem fazer, e etc. Leiam:

"Apesar da existência de múltiplas afinidades históricas, culturais, raciais, religiosas e políticas, o vivo e constante interesse haitiano pelo Brasil foi escassamente correspondido. Ao longo do tempo, as relações entre os dois países foram mornas e os projetos de cooperação escassos. A opinião pública brasileira esposa a simplista visão ocidental sobre o Haiti e este país não foi objeto de pesquisa pelo sistema universitário brasileiro.

O Brasil julgou obedecer a um dever de consciência solidária quando decidiu participar dos esforços coletivos da comunidade internacional - – especialmente a latino-americana – quando da eclosão de mais recente crise haitiana (2004). As relações internacionais do Brasil passam, assim, do histórico princípio da não-ingerência, ao inédito princípio da não-indiferença.

Nesta senda, o projeto Brasil-Haiti, apoiado pelo International Development Research Centre (IDRC) - Le Centre de recherches pour le développement international (CRDI) do Canadá, objetiva fomentar discussões acerca dos múltiplos laços que unem os dois países. Busca-se, também, a sensibilização da opinião pública nacional sobre os desafios da cooperação brasileira no Haiti.

Assim, o Projeto Brasil-Haiti nasce com o intuito de propiciar à comunidade acadêmica, aos formadores de opinião e à sociedade em geral, a possibilidade de aproximar-se da múltipla, rica e instigante realidade haitiana, bem como inferir sobre a política brasileira com relação a esse país, contribuindo para a criação de uma escola de pensamento sustentada pelos princípios da diplomacia solidária.


[...]"

Entre os feridos e mortos, estão alguns brasileiros, o Brasil é responsável pelo processo de pacificação no Haiti, comanda mais de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem 1.266 militares no país. Uma semana após o terremoto, foram confirmadas 21 mortes de brasileiros, sendo 18 militares e três civis. Entre eles está a médica Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança, médica pediatra e sanitarista, Zilda tinha 73 anos.


São pessoas como a Dr. Zilda Neumann que o Haiti precisa, pessoas assim sabem realmente o significado da palavra necessidade.

Não sei se vocês conhecem mais os cantores americanos de mais sucesso regravaram a música We Are The World de Michael Jackson e Lionel Richie feita para a África, para ajudar o Haiti:



Emocionante não é? (eu sei que cortou o vídeo, é que é muito grande o tamanho, diminuí o máximo, mas vai o link no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=Glny4jSciVI&feature=fvst)

A única mensagem que eu quero mandar com esse post é: ajudem o Haiti, mesmo que a gente não conheça quem ajudamos não importa, afinal, os verdeiros amigos um dia foram estranhos e não há nada melhor do que ver o sorriso das pessoas quando damos um pouquinho de nada de ajuda, afinal pra eles, um pouquinho de nada é tudo. O que é necessário são pequenos atos de amor. É algo mais fundamental, mais importante e mais difícil.




" Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu  coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo."
Lucas 10:25

Bom, pra quem quiser ajudar, eu vou colocar abaixo as contas de algumas instituições:

Ajuda às vítimas do Haiti

Instituições recebem doações em dinheiro pela dificuldade de enviar roupas, alimentos e outros materiais ao país atingido pelo terremoto. Se você deseja enviar doações para as vítimas da tragédia, veja como colaborar.



Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco HSBC
Agência 1276
Conta Corrente 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51 Embaixada da República do Haiti

Banco do Brasil
Agência 1606-3
Conta Corrente 91000-7
CNPJ: 04170237/0001-71

Care Internacional Brasil
Banco: ABN Amro Real
Agência: 0373
Conta corrente: 5756365-0
CNPJ: 04180646/0001-59

ONG Viva Rio
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1769-8
Conta Corrente: 5113-6
CNPJ: 00343941/0001-28

O Haiti agradece.

http://www.brasilhaiti.com/apresentacao.asp

Alanna Marques,
A.M <- Oo \ô/

No comments:

Post a Comment