Thursday, May 20, 2010

Basketball õ// º

OLÁ pessoas!! õ//
primeiramente eu queria dizer aqui que estou com muita preguiça... daí eu lembrei da vez que eu bebi mais de um Red Bull, nossa, eu fiquei meio fora do normal, .-. daí eu lembrei do hip hop... que me fez lembrar do basquete, wow... daí lembrei da bola de basquete, e pedi pra painho uma bola de basquete e ele me deu uma tão rápido que eu fiquei: "err..." painho sempre demora anos pra dar alguma coisa, mas tudo bem...

eu queria postar aqui, mesmo com preguiça, um pouco sobre o basquete, já eu aprendi a gostar tanto desse esporte (; ok, vamos lá...

Basquete - História

Lebron James - O Cara!! :O

O Basquete (Basketball no original) foi criado em 1891 por um professor de educação física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts) nos Estados Unidos.
O Basquete é um jogo de duas equipes de 5 jogadores, seu objetivo é passar a bola por dentro de um cesto dentro das extremidades da quadra. mas acho que isso todo mundo já sabe.


Ok, foi em Dezembro, pra ser mais específica, quando o professor do Springfield College (Associação Cristã de Moços) recebeu uma ordem de criar um esporte onde os alunos deveriam jogar em local fechado, já que o Futebol Americano e o Baseball não poderia ser praticado no inverno, por causa de chuvas e etc.
James, então, não queria um esporte que usasse muito os pés, ou com tanto contato físico como o futebol americano pois poderia ser bastante violento num ginásio fechado.
então, James escreveu as 13 regras básicas do esporte - hoje chamado Basquete - e pendurou um cesto de pêssegos na altura de 10 pés, equivalente a 3,05 metros, uma altura que é mantida até hoje, mas a quadra, era de um tamanho aproximadamente metade da atual.
mesmo sendo uma cesta sem buraco, a cesta de pêssegos foi usada até 1906, até serem substituídos por aros de metal com encosto. uma alteração foi feita para que a bola passasse pela cesta e caísse, como os jogos de hoje. No início eram usadas bolas de futebol, os jogadores tinham o objetivo de acertar a bola na cesta, que ficava no balcão de mezanino da quadra de jogo. mas depois das pessoas interferirem nas cestas, o encosto foi introduzido para evitar interferências, tendo efeito de adicional de permitir rebates.

diagrama das dimensões de uma quadra oficial

O primeiro jogo de Basquete foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe com uma bola de futebol, cerca de duzentos funcionários, apenas, assistiram esse jogo, terminando com o placar 1x0 sendo a cesta feita a 7,6 metros. A mudança de 7 jogadores pra 5 em cada equipe só veio por volta de 1897-1898.

Arremesso de três pontos.

O Basquete feminino iniciou em 1892, quando a professora de educação física, Senda Berenson,  adaptou as regras de James. A primeira partida ocorreu em Abril de 1896, onde a Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califórnia.

Basquete no Brasil


O Basquete chegou no Brasil quando o americano Augusto Shaw o introduziu na Associação Atlética Mackenzie em São Paulo, em 1896.
No Rio de Janeiro, as primeiras partidas de Basquete foram em 1912, na rua da Quitanda, com o América Football Club tendo sido o primeiro clube carioca a introduzir o esporte na cidade, incentivado por Henry J. Sims, diretor da Associação Cristã de Moços.

--

Ok pessoas, acho que se eu acabar por aqui fica bom demais... mas informações acessem GOOGLE BRASIL.

Obrigada pela atenção,
A Coordenação Kanata no Sora.

err... eu queria tanto ser importante '-' sabe, autoridade... eu fico olhando os avisos da escola e é tão massa, lá no final "A Coordenação"... '-'

[/táeuparo!

é isso \õ

enfim.. é isso pessoas, espero que tenham gostado do basquete como eu gosto (;

beijos de coca :*





Laís Rodrigues,
L.R(: õ//

No comments:

Post a Comment